O Inbound Marketing é uma nova forma de fazer marketing que se baseia em ganhar o interesse das pessoas para a loja online, ao invés de simplesmente comprá-las. À forma antiga, dá-se o nome de Outbound Marketing.
Apesar de ser amplo e difícil de caracterizar dentro do e-commerce, pode-se dizer que o Inbound Marketing envolve SEO, Marketing de Conteúdo e Estratégia em Mídias Sociais. O princípio de qualquer campanha da loja virtual é tentar despertar o interesse do público-alvo, por meio de compartilhamentos de conteúdo direcionado, visando estreitar a comunicação e criar uma relação sólida.
Estatísticas
- Segundo 92% dos profissionais de marketing americanos, seu uso é imprescindível no atual cenário econômico.
- Cerca de 75% das agências de comunicação usam o Marketing Inbound.
- O Inbound Marketing custa 62% menos que o Outbound Marketing.
- A taxa média de retorno sobre investimento (ROI) obtido nas campanhas é de 275%.
- Ultimamente, as equipes de marketing destinam 34% da verba no Inbound, 11% a mais do que no marketing tradicional.
As diferenças entre Inbound e Outbound
O que caracteriza o Outbound marketing é a interrupção. Por exemplo, quando o leitor se depara com uma propaganda de duas páginas no meio da matéria. Ou quando o telespectador precisa esperar uma propaganda, que nem é direcionada a ele, para continuar assistindo ao seu programa favorito. Esse marketing já foi mais eficaz, mas a internet e a seletividade do público tornaram o Outbound um tanto ultrapassado.
Em compensação, o Inbound é uma maneira de gerar a comunicação direta com o público-alvo sem usar uma interrupção, ideal para o e-commerce. Ele causa mais impacto sem precisar ser invasivo. Dessa forma, aumenta as chances de vendas online. A mensuração do resultado também é mais fácil, pois é preciso acompanhar em tempo real os dados da campanha. No Outbound isso só é possível com pesquisas das campanhas anteriores. Ou seja, além de ser mais arriscado, custa mais à loja online.
O processo de Inbound Marketing
São quatro elementos principais nas campanhas da lojas online: e-mail, SEO, Mídias Sociais e blogs. Cada um espalhará a mensagem da sua forma e atrairá o público-alvo. Para que tudo aconteça corretamente, é fundamental utilizar o tempo, espaço e conteúdo certos.
A forma mais fácil de começar a vender com sua loja na internet
Cresça seu negócio sem depender de programador ou ser especialista em tecnologia.

O processo passa por cinco etapas:
- Os visitantes são atraídos para a loja virtual.
- Eles são convertidos em leads.
- Os leads são convertidos em vendas online.
- Fidelização dos clientes e elevação de margens.
- Conquista dos clientes transformando-os em promotores da loja online.
O Outbound ainda é útil
Mesmo com todas as vantagens do Inbound Marketing, os meios tradicionais não devem ser descartados. Tanto é que 90% da verba do marketing ainda é aplicada no Outbound, mesmo sendo mais caro. Isso porque quando as duas estratégias atuam juntas, o negócio tende a lucrar mais. Quanto mais integrados estiverem no planejamento de comunicação, mais resultados gerarão.
A quantia de verba que cada estratégia do e-commerce deve receber varia de acordo com o negócio. Por meio da mensuração dos primeiros resultados das vendas online é possível chegar ao balanço ideal que o marketing da loja virtual necessita.
Se você gostou dessas dicas, que tal pô-las em prática agora mesmo? Deixe seu comentário abaixo ou compartilhe essa ideia com seus amigos. Desde já obrigado!