Uma das maiores dúvidas que permeiam a cabeça dos jovens empreendedores que vendem artesanato é como calcular o preço dos seus produtos quanto estes estão num e-commerce. Logicamente que o custo de produção será o mesmo que sempre foi, mas agora que você tem uma loja virtual e trabalha com envio pelos Correios, não pode deixar de levar em conta o valor do frete, bem como o custo de manutenção do e-commerce na hora de precificar o seu produto online.
Ainda assim, você deve procurar manter o preço justo e competitivo (se houver outras lojas concorrentes) para não perder clientes. Mas, como fazer isso?
Calculando o preço dos produtos
Para que você consiga atingir o objetivo que é calcular o preço justo para os seus produtos vendidos no e-commerce, primeiramente, você precisa ter em mente que o preço deve ser bom para você e também para o cliente. É uma via de mão dupla: se for bom para um, é bom para os dois. Se for ruim para um, é ruim para os dois.
Métodos de custeamento
Para chegar ao preço de venda, você pode se utilizar de dois métodos:
- Cálculo com base nos custos e despesas;
- Definir o preço baseando-se no mercado e nos seus clientes;
Por mais que sejam duas coisas distintas, para obter sucesso na hora de calcular o preço dos produtos, você deve aprender a juntar os dois métodos. É obvio que o custo do produto deve cobrir todas as despesas que foram necessárias para fabricá-lo. Porém, não adianta um preço que cubra as despesas, mas que não é nem um pouco competitivo e atrativo aos clientes – que comprarão do concorrente que cobra mais barato.
A forma mais fácil de começar a vender com sua loja na internet
Cresça seu negócio sem depender de programador ou ser especialista em tecnologia.
Por isso, realizar as duas coisas simultaneamente é a chave para conseguir custear os seus produtos de forma justa e correta, agregando valor à sua marca e aos seus produtos, além de arcar com todos os custos e ainda conseguir ter uma margem de lucro razoável para realizar novos investimentos.
Cálculo dos gastos
Esta é uma das partes mais importantes na hora de calcular quanto o seu produto deve custar. Se a venda não cobre o mínimo, que são os gastos de produção, qual o sentido de toda a sua loja e do seu trabalho? Você apenas está saindo no prejuízo. Por isso, ter sempre atualizados os gastos que teve naquele mês, bem como quais são os custos fixos e quais são os custos variáveis (se você trabalha com algum produto importado, por exemplo), é imprescindível para que o e-commerce tenha sucesso.
Testes de preço
Após estabelecer um preço para determinado produto, com o tempo você pode passar a realizar pequenos testes com os seus clientes. Muitas vezes, eles estão dispostos a pagar mais pelos seus produtos, mas você não sabe disso. Aumente esporadicamente o preço de alguns produtos e analise a venda dos mesmos. Se se mantiverem ou subirem, você pode manter esse preço como fixo. Se decaírem, talvez seja a hora de voltar para o preço original.
Essa é uma boa forma de gerar receita sem perder clientes e ainda brigando com a concorrência.
Você já conhecia estas modalidades? De que jeito costuma calcular o preço de seus produtos? Compartilhe sua experiência através dos comentários!