Sua loja virtual utiliza o potencial das redes sociais para vender online?

A internet trouxe, entre outras coisas, o benefício da interação em tempo real entre pessoas, apesar da distância. Essa possibilidade foi condensada com itens atrativos e hoje temos as “redes sociais”, cada qual explorando uma, ou mais, possibilidades do cyberespaço. Aproveitando-se do novo cenário virtual, inúmeras empresas já aderiram a essas redes, e não à toa. Usuários de uma marca tendem a se sentir mais próximos quando ela é acessível e está presente no seu dia a dia — papel que as redes sociais cumprem muito bem, ainda mais com o uso de dispositivos móveis.

Mais do que uma tendência

De acordo com pesquisas realizadas pelo site “The Horse Head”, o Facebook tem cerca de 1,28 bilhão de usuários ativos; o Google+, cerca de 540 milhões; o Twitter, 255 milhões; o Instagram, 200 milhões; o LinkedIn, 180 milhões; e o Pinterest, 40 milhões. Isso significa que não dá para ignorar o poder das redes; é bem provável que, se uma pessoa não foi impactada diretamente por uma noticia postada nas redes sociais, ela o será por algum usuário. Mais do que isso, cada rede social tem um público-alvo que começa a se delinear com o tempo. É estimado, por exemplo, que 77% dos usuários do Pinterest são do sexo feminino. Uma excelente oportunidade para quem vende produtos que possuem maior aderência desse público.

Essas estáticas são o retrato de algo muito claro: as redes sociais não são uma mera tendência; os formatos mudam e as funcionalidades também. Entretanto, algo é inquestionável: elas vieram para ficar!

Uma parceria de sucesso: seu negócio e as redes sociais

Existem inúmeros benefícios para aqueles que desejam uma integração com as redes sociais. Uma loja virtual pode até triplicar o seu alcance, tendo em mente alguns cuidados como: periodicidade nas publicações, estar em mais de uma rede social, publicar conteúdo específico para cada uma delas, incentivar o diálogo, assumir eventuais erros e responder de forma satisfatória a usuários insatisfeitos, por exemplo. E o ideal, para que esse trabalho seja bem feito, é contratar um profissional específico para esta área. Veja as vantagens:

Atingir um número maior de pessoas

As redes sociais são um ambiente propício para novas campanhas. Para termos uma ideia do seu potencial, em 2014, o “ice bucket challenge”, desafio no qual o participante joga um balde com água e gelo sobre si mesmo para promover a conscientização sobre a doença esclerose lateral amiotrófica, alcançou gradativamente milhares de adeptos em todo o mundo, que compartilharam a sua postagem realizando o desafio. O assunto, segundo a retrospectiva do Facebook de 2014, foi um dos mais comentados do ano, e viralizou graças às redes sociais. Pensar que campanhas bem feitas podem alcançar tamanha repercussão nas redes é um dos motivos que leva empresas a tornarem-se mais presentes.

A forma mais fácil de começar a vender com sua loja na internet

Cresça seu negócio sem depender de programador ou ser especialista em tecnologia.

Crie sua loja virtual

Conhecer a opinião dos consumidores

Às vezes, existe algum detalhe que poderia acrescentar muito à experiência do usuário e deixamos escapar; as redes sociais expressam isso de forma muito clara. É possível ouvir de forma direta sobre o que deve ser melhorado e entender quem está sendo impactado pelo seu produto ou serviço. Entretanto, as opiniões devem ser estudadas com muito cuidado, pois muitas vezes revelam apenas um aspecto do problema, e não ele em sua totalidade. Para isso, ferramentas de estatísticas online podem ser um bom indicativo.

Interagir com o seu público

Todo mundo tem em seu imaginário marcas e empresas como algo distante. Em muitos casos, só recorremos a elas depois de termos comprado um determinado produto e este apresentar defeito. Mas essa relação vem mudando aos poucos. O contato com o público nas redes sociais humaniza esse vínculo, e ainda atrai futuros compradores através de promoções, eventos e campanhas. É uma excelente oportunidade de tornar-se mais próximo dos clientes (e potenciais clientes), mesmo em ambiente virtual.

Não pense nos erros: esteja nas redes!

Algo bem notório são os erros cometidos por empresas em ambientes virtuais. Ouvimos de longe o relato de postagens que foram entendidas como sexistas ou preconceituosas (como o caso em que toda a linha de eletrodomésticos de determinada marca entrou em promoção no dia das mães), de discussões entre empresas e clientes pelo canal de comentários, entre outras tantas coisas que podem “manchar” uma marca.

Esses dados não são uma forma de desestimular a aderência às redes sociais, pelo contrário!

Devemos pensar muito bem no conteúdo publicado e se retratar ou pedir desculpas quando erros são cometidos. Se você pesquisar no Google, verá que a maioria das grandes empresas já cometeu gafes e se retratou. Além do mais, em ambiente online tudo tende a ser superestimado. Os erros são parte do processo — embora devam ser evitados.

E os ganhos são grandes demais para perdermos tempo. O brasileiro passa em média cinco horas diárias na internet, segundo a Pesquisa Brasileira de Mídia, do Governo Federal, e parte desse tempo é dedicado à interação social.

Cadastre a sua loja virtual nas redes sociais e note como o público a recebe. Essa simples ação já foi responsável por excelentes cases de sucesso!

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Envie este artigo para um amigo...

WhatsApp
Facebook
Email
Twitter
Pinterest

Achamos que você vai se interessar também...