Se você tem uma loja virtual, sabe que, para identificar melhor a quantidade e os perfis dos seus leitores, é preciso conhecer algumas técnicas de como acompanhar visitas. Os motivos para fazer isso são muitos — desde ter melhores indicativos para direcionar seu conteúdo e deixá-lo mais atraente para suas visitas, até saber como oferecer produtos e serviços mais adequados às características das pessoas que estão acessando a sua página.
Hoje em dia já é possível encontrar diversas ferramentas online que te ajudam a acompanhar as visitas do site. Uma das mais utilizadas é o Google Analytics — e não é a toa: além de bastante eficiente e detalhista, ela é totalmente gratuita para quem tem menos de 5 milhões de visitas por mês. Dessa forma, é possível saber quantas visitas você recebeu por dia, quantas páginas o usuário visitou, quais são os links mais acessados, de onde as visitas foram feitas, como essas pessoas encontraram sua loja virtual, além de diversas outras informações detalhadas sobre os acessos à sua loja.
Se você se interessou pelo serviço e quer começar a usar o Analytics, as dicas abaixo são perfeitas para você:
1 – Cadastre sua loja virtual
O primeiro passo para quem pretende explorar a ferramenta é se cadastrar no site do Analytics. Basta preencher os campos com os dados de sua conta no Google. Caso você ainda não seja cadastrado, será preciso criar uma conta gratuita no site.
Depois disso, você será encaminhado a novas páginas, onde serão solicitados os dados da loja virtual que você pretende cadastrar, as informações para contato e os termos do contrato do usuário — que deverão ser lidos e, caso concorde com tudo, aceitos. Pronto, você já terá criado a sua conta. Agora, você será direcionado para a página “Adicionar acompanhamento”, que exibirá um código para ser colado na sua loja virtual. Nesse momento, opte pelo “Novo Código de acompanhamento (ga.js)”, que oferece mais recursos e funciona na maioria das plataformas usadas hoje em dia.
A forma mais fácil de começar a vender com sua loja na internet
Cresça seu negócio sem depender de programador ou ser especialista em tecnologia.
O Google Analytics vai fornecer a você um código chamado ID de Acompanhamento (algo parecido com UA-88334455-8). Pronto, agora é só cadastrar este código de acompanhamento na área correspondente da sua plataforma de loja virtual Boxloja que, em instantes, o Google Analytics já começará a contabilizar todas as estatísticas das visitas que sua loja receber.
2 – Configure suas metas
Depois de cadastrar a sua loja virtual, você deverá configurar suas metas. Isso é importante, pois são esses dados que irão basear os seus objetivos e taxas de conversão. Portanto, antes de mais nada, saiba claramente qual a finalidade do seu e-commerce e aonde você pretende chegar com ele em curto, médio e longo prazo.
Com isso definido, configure seus objetivos e acompanhe-os de perto. Taxas de conversão, fontes de tráfego, palavras-chave mais usadas, características dos visitantes e mais uma série de dados relevantes poderão ser extraídos daí.
3 – Habilite o Google Webmaster Tools
Outra ferramenta bastante útil para extrair informações sobre sua loja virtual é o Google Webmaster Tools. Ele fornece relatórios de SEO (Search Engine Optimization), com dados bastante relevantes, com número de impressões para as suas palavras-chave e a posição do seu e-commerce na busca do Google. Para usá-la, é preciso conectar a conta do Google Analytics com a conta do Google Webmaster Tools.
Com isso, você terá acesso a três relatórios novos na sua conta do Google Analytics para acompanhar visitas. Um sobre consultas, outro sobre informações de página e um último com um resumo geográfico dos seus acessos.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre essa ferramenta, comece a explorá-la e ajuste sua loja virtual para receber cada dia mais visitas qualificadas! Ainda tem dúvidas sobre o assunto? Deixe um comentário!