Quando pensamos em construir um negócio do zero, os obstáculos, às vezes, parecem grandes demais. Logística, divulgação, atendimento ao cliente, segurança, finanças, tecnologia… São muitas áreas para cuidar e muita gente desiste diante de tanta informação.
Essas dificuldades estão te desanimando? Pois saiba que com uma boa ideia e muita motivação, elas ficarão para trás em um instante!
Para te provar que é possível construir um império do nada, conheça a história da Amazon, uma loja virtual que começou com livros estocados dentro de casa e hoje é a maior empresa de e-commerce no mundo.
Boa leitura!
Uma história de visão e persistência
Para começar a contar essa história precisamos voltar a 1994, época em que a internet começava a se popularizar. Naquele ano, um americano chamado Jeff Bezos decidiu que era uma boa ideia usar a rede para vender produtos.
O início
Naquela época era difícil imaginar o que a internet se tornaria. Mesmo assim, Bezos estava determinado a desbravar esse mercado e a criar um negócio próprio. Sua primeira atitude foi fazer uma pesquisa de mercado para decidir o que vender, uma dica de ouro para quem quer ter o mesmo sucesso.
Bezos buscou informação para descobrir quais eram os itens que as pessoas mais comprariam na internet. Em primeiro lugar estava a música, mas as gravadoras ainda detinham muito poder sobre a distribuição nesse mercado (o primeiro iPod surgiu apenas em 2001).
Qual item ficou na segunda posição? Sim, os livros. Foi assim que Jeff Bezos criou a Amazon, nome que ele deu para traduzir o volume de vendas que a empresa teria no futuro. Com um escritório na garagem e os primeiros livros estocados em uma casa de três quartos, ele iniciou em 1995 a operação do que seria a maior loja virtual do mundo.
O crescimento
Com uma boa ideia, uma boa oportunidade de mercado e uma estratégia bem definida, a Amazon rapidamente se tornou uma gigante do e-commerce. Em um mês a loja já vendia para 45 países. Em 1998, ela começou a vender outros produtos além dos livros e a incomodar as gigantes consolidadas no mercado.
Atualmente, a Amazon fatura mais de US$ 100 bilhões por ano e está presente em todo o mundo, com braços em várias áreas. Ela hoje aposta, inclusive, em produtos próprios, data centers e pesquisas de novas tecnologias.
As inovações
Um dos principais motivos do sucesso da Amazon é a vocação de seu fundador para inovar. Jeff Bezos sempre buscou novas formas de facilitar a vida das pessoas com soluções inteligentes.
Atualmente ele investe até em seu próprio programa espacial! O maior exemplo de inovação da Amazon é o Kindle. Imagine ser líder do mercado de livros físicos e decidir investir em livros virtuais?
A forma mais fácil de começar a vender com sua loja na internet
Cresça seu negócio sem depender de programador ou ser especialista em tecnologia.
Pois foi exatamente isso que Bezos fez. Com estudo e pesquisa, a Amazon foi a primeira empresa a viabilizar comercialmente os e-readers, aparelhos com uma tela que simula o papel e armazena milhares de títulos de uma vez.
A importância da Amazon para o e-commerce
A empresa de Jeff Bezos se tornou grande por ir muito além dos livros. Depois, se tornou maior ainda por ir muito além da venda de mercadorias. Desde o início de sua operação, o grande foco da Amazon é tornar a vida dos consumidores prática e o processo de produção e venda, eficiente e econômico.
Veja algumas ações da Amazon que influenciaram diretamente todo o e-commerce mundial:
Experiência do usuário
Você já deve ter visto em alguma loja virtual o botão “Compre com 1 clique”, certo? Essa é uma invenção da Amazon que exemplifica bem o cuidado da empresa de Bezos com a praticidade do cliente.
Você clica e pronto, a compra foi efetivada. Simples assim. A Amazon busca constantemente melhorar a experiência comercial e, geralmente, suas ações são copiadas por todo o mercado.
Criação de novos mercados
A Amazon se tornou a gigante que é sendo pioneira e buscando constantemente novas oportunidades. O Kindle é um grande exemplo disso. Antes dele, o mercado de livros digitais praticamente não existia. Hoje, ele cresce ano a ano com o investimento de diversas empresas.
Em várias outras áreas a empresa de Jeff Bezos ajuda a consolidar mercados. Alguns exemplos são o uso de tablets e telefones próprios, pensados para o consumo de conteúdo da empresa, e de assistentes virtuais para comandar a casa.
Logística automatizada
Não é só na hora de vender que a Amazon influencia o mercado. Sua constante pesquisa em logística vem ajudando toda a indústria a baratear custos de operação e, com isso, diminuir o preço para o consumidor.
É muito fácil se perder na hora de operar uma loja virtual. Afinal, é preciso gerenciar muitos detalhes, especialmente no que diz respeito ao estoque. Por isso, Jeff Bezos sempre buscou formas de melhorar a logística. Atualmente, a Amazon adquiriu uma empresa de robótica e investe em robôs para gerenciar estoques, garantindo eficiência e preços mais baixos.
O que a Amazon guarda para o futuro
Com essa vocação para inovar, a Amazon não pretende tão cedo parar de apresentar novidades para o mercado. Por isso, a empresa investe constantemente em pesquisa tecnológica. Confira três novidades que a Amazon vem testando e que podem fazer parte do nosso dia a dia muito em breve!
Entrega por drones
No fim do ano passado, a Amazon fez a sua primeira entrega por drones: uma Amazon Fire TV e um pacote de pipoca. Essa é uma das grandes apostas da empresa para baratear e tornar mais rápida a entrega de mercadorias. Quem sabe no futuro você só precise abrir a janela para receber um produto?
Amazon Go
Essa é a prova de que inovação tem a ver com unir ideias existentes para criar uma nova. O Amazon Go é um supermercado que une a praticidade na compra por um clique à conveniência de ir fazer as compras fisicamente.
Em seu primeiro mercado experimental, o cliente usa o celular para registrar sua entrada, escolhe os produtos que quiser nas prateleiras e vai embora. E é só isso! O sistema reconhece tudo o que você comprou e manda a conta diretamente para o seu cartão, sem fila e sem caixa.
Amazon Dash Button
O Dash Button não é mais apenas um experimento, ele já vem sendo usado nos EUA. Seguindo a filosofia de facilitar a vida do consumidor, ele também vem fazendo sucesso. O botão tem uma face adesiva para que você cole onde quiser na sua casa e é configurado para fazer a compra de um produto específico.
Imagine que a pasta de dente está acabando. Basta apertar o botão e a compra está feita. Dependendo do local em que o cliente mora, o produto chega no mesmo dia. Incrível, não?
A história da Amazon não é apenas interessante, é uma lição de negócios para quem quer criar a própria loja virtual. Para ter sucesso, aumentar vendas e ampliar o negócio, é preciso ter persistência, inovar, buscar novas oportunidades e sempre (sempre!) trabalhar para facilitar a vida do seu cliente.
Se você ainda não começou a vender online, está na hora. Conheça seu mercado, estude as oportunidades e vá em frente. Se não sabe por onde começar, veja este artigo sobre como montar uma loja virtual de cosméticos.
2 respostas
Estou bastante interessada em conhecer mais os vossos serviços.
Amei