Confira 8 dicas práticas para montar sua loja virtual no ramo de presentes infantis

É inegável o papel que a internet assumiu na vida das pessoas! Afinal, ela empoderou o consumidor final, o qual está cada vez mais bem informado e tem condições de pesquisar o que quer que busque conhecer.

Além disso, fazer compras por esse canal tornou-se rápido, fácil e cômodo. Afinal, tem maneira mais prática que pesquisar um produto, encontrá-lo em algum site, fazer a compra por ali mesmo e receber seu produto em casa?

Por isso, muitos mercados estão, cada vez mais, entrando nesse universo das vendas online, com o objetivo de atingir, de forma mais efetiva, esse público. As lojas de presentes infantis são um desses negócios.

Fornecemos 8 dicas sobre a montagem de uma loja virtual de presentes nesse segmento. Confira!

1. Levante os custos

O primeiro passo para abrir uma loja virtual de presentes é o levantamento de todos os custos que serão incorridos para o início das operações. Será preciso calcular os custos que envolvem tanto a parte online quanto à administrativa.

Na operação online, os custos são, basicamente, referentes à construção e manutenção do site. Já os custos administrativos envolvem o gerenciamento de estoque, compra de produtos e contratação de serviços terceirizados, tal como o de um contador.

Junto a isso, não esqueça de levantar a necessidade de ter um capital de giro para manter a operação da empresa por um tempo, enquanto ela ainda não atingir o lucro esperado!

2. Estude o seu público-alvo

No caso do segmento já ser voltado para o setor infantil, já há a vantagem de ter um público-alvo predefinido. Porém, é preciso entender que o público infantil não será, necessariamente, o decisor final, apesar de ser o maior impactado com a compra.

Nesse sentido, é preciso direcionar suas ações para atrair dois tipos de públicos: os adultos, que serão os decisores da compra; e as crianças, as grandes influenciadoras. Entendendo desses dois perfis, será possível encontrar maneiras mais efetivas de suas divulgações e ações cheguem até eles.

3. Crie um domínio

Entrando na parte prática da criação da loja virtual, é preciso que você registre um domínio para que ela apareça na web.

O domínio nada mais é que o endereço para acessar a loja. Um exemplo de domínio é www.sualojavirtualdepresentes.com.br

É possível registrar o domínio escolhido em sites como o https://registro.br/, por exemplo. Por fim, atente para confirmar se ele realmente encontra-se disponível!

A forma mais fácil de começar a vender com sua loja na internet

Cresça seu negócio sem depender de programador ou ser especialista em tecnologia.

Crie sua loja virtual

4. Escolha uma plataforma

Essa é uma das etapas mais importantes nesse processo, pois a plataforma será a base para toda a infraestrutura da sua loja virtual. Será por meio dessa ferramenta que ela será criada e gerenciada.

A importância dessa escolha se dá pelo fato de que a qualidade da plataforma, no que diz respeito a sua personalização, irá definir o quanto a loja virtual será segura e com acesso flexível. Obviamente, existem plataformas gratuitas, porém não espere que elas atendam as suas expectativas com relação a essas questões.

Portanto, é aconselhável optar pela contratação de uma ferramenta paga. Caso o empreendimento não disponha de orçamento para isso, sugere-se que opte por uma plataforma que tenha preços flexíveis e baixos para iniciar as operações e, a medida que seu negócio for evoluindo, seja possível ir fazendo upgrades para planos mais completos e que se adequem às novas necessidades do seu negócio ao longo do tempo.

5. Escolha os produtos

Agora vamos falar do principal ativo de uma loja virtual de presentes: os produtos.

Um dos pontos importantes é a escolha de seus fornecedores. Procure por parceiros que trabalhem próximos a você e que sejam de confiança.

Existe a possibilidade de manter um estoque ou solicitar os produtos sob demanda ao fornecedor. Caso opte pela opção de não manter um estoque, não esqueça de acrescentar, no prazo de entrega, o tempo de deslocamento do produto do fornecedor até você.

6. Utilize marketing de conteúdo

No início deste post, falamos sobre o papel da internet na vida das pessoas. Pois bem, tendo essa realidade em vista, é preciso que você se diferencie de seus concorrentes!

Para utilizar a internet a seu favor, é preciso produzir conteúdo para atrair mais clientes, estreitar o relacionamento com eles, além de mostrar que é uma autoridade no assunto. Trata-se de um passo importante para a construção da sua reputação nesse canal. Por isso, é importante dedicar um tempo para as ações em prol do marketing de conteúdo da sua loja virtual.

Essas ações podem acontecer de diversas maneiras, desde a publicação de posts em um blog até a criação de vídeos que, de alguma forma, ajudem a utilizar os produtos comercializados.

7. Pense no relacionamento com seus clientes

Principalmente no segmento de presentes infantis, não basta montar a loja virtual, colocar os produtos à venda e atrair clientes. É preciso fazer mais!

A loja precisa passar confiança às pessoas a fim de serem futuros clientes. Elas podem ter dúvidas a serem esclarecidas antes de se decidirem por concretizar a compra, por exemplo. Por isso, é importante a disponibilização de canais de atendimento aos clientes.

Esses canais podem ser criados por meio de um telefone fixo, chat online ou um e-mail de SAC. O importante é que ele se sinta acolhido pela loja e tenha a certeza de receberá retorno em qualquer situação.

8. Utilize as redes sociais

Não esqueça das redes sociais! Elas são ótimas ferramentas para encontrar o seu público-alvo, pois é bem provável que a maioria dele esteja navegando por lá.

Portanto, crie perfis de negócio para a sua loja virtual de presentes e busque interagir com o público. Isso pode ser feito de diversas maneiras, desde publicações sobre as novidades da loja até a promoção de condições especiais de compra.

Uma dica para engajar o seu público é o estímulo à interação social por meio das postagens da loja. Por exemplo, você poderia divulgar um brinquedo para crianças de até 1 ano de idade, da seguinte forma: “Marque aqui a sua amiga que tem um bebê que adoraria esse brinquedo!”. É uma das maneiras de mais pessoas conhecerem a sua loja e se interessarem pelos seus produtos.

Que tal colocar essas dicas em prática e conquistar sua independência financeira iniciando seu próprio negócio online? Conheça a plataforma Boxloja e os recursos que você precisa para lançar sua loja virtual de forma rápida, com visual elegante, gestão totalmente descomplicada e totalmente integrada com as principais ferramentas de produtividade online.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Envie este artigo para um amigo...

WhatsApp
Facebook
Email
Twitter
Pinterest

Achamos que você vai se interessar também...