Gerenciar uma empresa nunca foi uma tarefa fácil, mas, nos últimos anos, tem sido ainda mais complicado. Entre 2015 e 2016, por exemplo, o número de negócios fechados só aumentou. Nesse cenário, os empresários sabem que quanto mais puderem economizar, mais chances terão de sobreviver à atual crise financeira. Por esse motivo, cortar gastos se tornou uma das principais prioridades no mundo corporativo.
Muitos empresários encontraram na migração do ambiente físico para o digital a saída para equilibrar as contas e se manter no mercado. Só que alguns deles seguem esse caminho sem saber ao certo qual é o real impacto dessa mudança. E sem direcionamento, fica difícil perceber se a escolha foi positiva ou não.
Se você está nesse impasse, fique tranquilo e confira, a seguir, como reduzir custos com uma loja virtual.
Substituindo o ponto fixo pelo digital
O local em que uma empresa é criada demanda muita pesquisa. O empresário tem que avaliar o potencial da região e se haverá uma demanda frequente de clientes — isso só para citar alguns dos fatores envolvidos. Contudo, essa decisão não pesa somente na consciência, mas, também, no bolso.
Para manter uma loja física, é preciso arcar com o aluguel do ponto, o IPTU, os custos com escritório de contabilidade, fornecimento de luz, telefone e internet, impostos sobre o faturamento da empresa, renovação do alvará de funcionamento, entre outras despesas. Ao migrar para o digital, grande parte desses gastos, simplesmente, some do mapa.
Diminuindo o número de funcionários
Um comércio tradicional necessita de uma equipe de profissionais fixa. São vendedores, gestores administrativos e de recursos humanos, entre outros colaboradores. Já no negócio digital, você não precisa de todo esse suporte.
É claro que é interessante ter alguém para algumas atividades específicas, como desenvolver o site com a identidade da marca, por exemplo. Entretanto, como todo o processo de compra é realizado pelo cliente, você não precisa de vendedores.
Isso significa que, ao reduzir os custos com uma loja virtual, você dará adeus às despesas com a manutenção de funcionários. E pode ter certeza que essa é uma economia bastante expressiva.
Explorando a infraestrutura para reduzir custos com uma loja virtual
A organização de uma loja é essencial para atrair clientes. Para isso, é relevante ter uma fachada atraente, móveis confortáveis para os consumidores e manter os produtos em locais de fácil acesso. Essas questões demandam tempo e, sobretudo, dinheiro para ficar satisfatórias.
Quando você migra para o digital, esses detalhes não são importantes. Sabe por quê? Tudo acontece no seu site, portanto, basta que ele seja bem elaborado e pronto: você terá uma infraestrutura de primeira.
A forma mais fácil de começar a vender com sua loja na internet
Cresça seu negócio sem depender de programador ou ser especialista em tecnologia.
Outro benefício ao reduzir custos com uma loja virtual é a disponibilidade proporcionada aos clientes. Ao invés de ter um horário fixo para abrir e fechar o negócio, você fica à disposição do consumidor 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Aprimorando a experiência do cliente
Para garantir uma clientela recorrente, o comerciante precisa ir além do atendimento. É de extrema relevância que ele ofereça um algo a mais, que pode ser um estacionamento exclusivo ou um café feito na hora.
Esses “mimos”, por assim dizer, são investimentos eficientes para conquistar a simpatia do cliente, porém, com um retorno que só aparece em longo prazo. Tais gastos desaparecem quando se decide reduzir custos com uma loja virtual.
Quando a venda ocorre na internet, você não precisa de tantos recursos para proporcionar uma experiência de compra memorável. Tendo um site fácil de navegar, e informando o máximo que puder sobre as especificações do produto, o cliente já se dará por satisfeito.
Ampliando o público-alvo
Vamos imaginar que você deseje aumentar sua base de clientes para outras regiões. Essa amplificação só trará o efeito pretendido se você fizer uma das seguintes ações: investir em marketing na área escolhida ou abrir uma filial da loja nos locais. De um jeito ou de outro, o investimento será pesado.
Mas se você quiser extrapolar as fronteiras da sua cidade e do país, então, a melhor alternativa é reduzir custos com uma loja virtual. Ao fazer a transição do físico para o digital, se alcança um público que, dificilmente, seria impactado por conta das limitações de um comércio físico.
Como promover a transformação e reduzir custos com uma loja virtual
Fazer da internet o local de atuação da sua empresa requer planejamento. Em primeiro lugar, você deve se atentar às regras de transformação do negócio físico para a web, isto é, às particularidades que só o mercado digital possui.
Um bom exemplo é a necessidade de oferecer segurança ao usuário, o que pode ser providenciado com a aquisição de selos específicos. Essas certificações, quando vinculadas a uma plataforma bem estruturada, quebram o gelo inicial dos consumidores digitais.
Outro fator decisivo para uma transição eficiente é a organização do estoque, evitando que ele fique encalhado e que os produtos não sejam bem armazenados. Também é necessário realizar um bom cálculo de despesas – porque elas existirão, mesmo com a possibilidade de reduzir custos com uma loja virtual.
Só que esses gastos são voltados para a logística da loja online, para a comunicação que você adotará nos meios de comunicação da empresa e para a equipe que estará por trás desse atendimento. Você pode até não ter funcionários fixos para executar esse serviço, porém, nada o impede de contratar um profissional terceirizado para fazê-lo. O importante é que o atendimento seja de qualidade.
Uma maneira de verificar se você está seguindo o caminho certo na hora de transformar seu negócio físico em digital é avaliando como seus concorrentes se comportam na internet. Assim, você aprenderá o que fazer e o que não fazer no comércio online, procurando sempre oferecer um diferencial que faça da sua loja a melhor opção no mercado.
O universo digital é cheio de oportunidades para quem deseja conquistar a independência financeira com um negócio próprio, sobretudo quando essa empresa já tem uma trajetória no mundo real. Entretanto, esse processo de adaptação do físico para o digital deve ser feito de maneira prudente para que a mudança seja rentável e produtiva.
Viu como é ótimo reduzir custos com uma loja virtual? Se você ficou animado para mergulhar no comércio eletrônico, então, assine a nossa newsletter e seja o primeiro a receber os próximos conteúdos sobre e-commerce.